Jesus Cristo

perguntas e respostas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9) Jesus tinha irmãos?  

Esta discussão é importante historiadores, sociólogos e antropólogos que  buscam conhecimento HISTÓRICO.  Já, para os que buscam CONHECIMENTO ESPIRITUAL,  pouca diferença faz o fato de Jesus ter tido irmãos ou não. Estes acreditam que a verdadeira mensagem de Jesus (oriunda de Deus) está nos Seus atos e nas Suas palavras. 

Saber se Jesus tinha irmãos ou não nos leva a questões CULTURAIS interessantes: se Jesus tinha irmãos com certeza sua mãe mantinha relações sexuais com seu pai. Existem os que se incomodam com isto. Outros acham que esta idéia conflita com a imagem da Virgem Imaculada.

Nesta discussão também existe muita IDEOLOGIA envolvida: há aqueles cujo desejo é provar que Jesus tinha irmãos, pois assim terão (acreditam eles) mostrado que os católicos e ortodoxos estão errados. Acham que terão “provado” que Jesus era um homem como outro qualquer. Que cegueira! Jesus realizou prodígios como nenhum outro, falou verdades universais e atemporais como nenhum outro. É verdade que temos grandes homens na humanidade, mas temos que reconhecer que Jesus é o Ser mais prefeito que já habitou este planeta (independente de ter tido irmãos ou não). E com isto não desmerecemos ninguém, pois todos podem e devem contribuir.

Vamos aos fatos:

A favor de Jesus ter irmãos temos a citação nos evangelhos sobre os irmãos de Jesus e também o fato de sua mãe ser nova, casada e, portanto, passível de engravidar.

O que parece certo é que Jesus seria o primeiro filho de Maria (não por causa da virgindade, mas porque ninguém nunca levantou a hipótese de que Maria já fosse mãe). José, o pai, pode ser que tenha tido uma mulher antes de esposar Maria. Portanto, por parte de pai é possível que Jesus já tivesse irmãos.

Contra o fato de Jesus ter irmãos é levantado que uma mulher pode ter marido e ter somente um filho. Outro argumento é que o termo irmão, citado nos Evangelhos, em Grego e em Hebraico clássico, era usado para designar vários graus de parentesco. Ou seja, estes irmãos poderiam ser primos. Mas o argumento mais usado é o fato de Jesus, na cruz, ter pedido para o apóstolo João cuidar de sua mãe. Cuidado que Jesus teria somente se não houvesse outros irmãos para amparar sua mãe na velhice.

Você decide no que crer. Porém,  o principal é a Sagrada Mensagem do Mestre.  

Conheça a opinião Protestante

Conheça a opinião Católica

Túmulo de Tiago, irmão de Jesus? (arqueologia)

 

“Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos O acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a pregar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “de onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?”  (Marcos 6: 1,3)  

 

 

 

Opinião Protestante

Caro Amigo,
...
Católicos e protestantes não compactuam da teoria de que Jesus não tinha irmãos ...

Não conheço uma igreja protestante sequer que acredite nisso. Para as Igrejas tidas como protestantes - sejam as tradicionais, as pentecostais ou as neo-pentescostais - Maria permaneceu virgem até o nascimento de Jesus. A partir daí, teve uma vida normal com o seu marido José, sendo mãe de vários outros filhos e filhas. Ressalte-se que isso não é nenhum demérito à mãe de Jesus. Muito pelo contrário! Filhos sempre foram uma grande benção de Deus. De igual modo, Deus abençoou o sexo entre marido e mulher e criou-o não só para a reprodução, como também para o prazer dos seres humanos.

Esta visão de que Maria só foi virgem até o nascimento de Jesus baseia-se exclusivamente na Bíblia, que nos conta que José não conheceu Maria até que ela tivesse dado à luz. 

Como disse, tal fato nem tira o mérito de Maria e nem faz de Jesus um homem comum. Todos nós sabemos que, na verdade, Ele é o Salvador da humanidade e único caminho para o Pai.
...
Atenciosamente,

M. L.
 

 

   

Índice perguntas

 pergunta anterior 

próxima pergunta

 

ConsultasCaminho Nobre / Jesus Cristo / Psicologia Racional / Campanha

Hipnose / Análise dos Sonhos  / Terapia de Vidas Passadas

Terapia de Regressão / Blog Nascer Várias Vezes

 

 

 

 

Compartilhe |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Vida Natural
Receba gratuitamente no seu email

 

 

Copyright © 2000-2012 by Regis Soffiati Mesquita de Oliveira