Regressão de Memória

Terapia de Vidas Passadas

 

Jesus Cristo

perguntas e respostas

 

 

Evangelho de Marcos em Grego - Biblioteca Britânica - Londres

 

 

 

 

O EVANGELHO DE MARCOS

  

João Marcos, João de origem hebraica, e Marcos de origem latina, decorrente do domínio romano na Palestina desde o ano 70 a.C., com influência na língua mas também com a introdução de nomes latinos e gregos. Era filho de Maria, que morava em Jerusalém, sobrinho de Pedro e primo de Barnabé.

Convertido ao Cristianismo provavelmente pelo ministério de Pedro (1 Pe. 5:13), que costumava freqüentar a casa de sua mãe (At. 12:12).

Acompanhou Paulo, juntamente com Barnabé de Jerusalém a Antioquia e na primeira viagem apostólica de Paulo, deixando-a porém antes de a completarem (At. 13:5,13). Com Barnabé foi à Chipre (At. 15:28,39). Todavia foi com Pedro que trabalhou tempo considerável, auxiliando-o como interprete e secretário, tendo finalmente participado de trabalho missionário no Egito, onde foi vítima de martírio.

O Evangelho de Marcos teve como escopo apresentar Jesus como filho de Deus (Mc 1:11; 3:11; 15:39), revelando sua condição divina, demonstrando que os milagres realizados por Jesus asseguravam ser Ele o Messias prometido.

Estilo vivo, linguagem popular, deixando de lado o que interessava apenas aos Judeus, escreveu para os pagãos recém convertidos na fá, possivelmente após as mortes de Pedro e Paulo, entre os anos 62 e 63.

... Há no Evangelho de Marcos explicações de palavras que os gentios não compreendiam (3:17; 5:41; 7:34; 10:46; 14:36; 15:34), bem como costumes judaicos (7:3-4; 14:12; 15:42).

São poucas as referências ao Antigo Testamento e encontram-se formas latinas que não aparecem nos outros evangelhos (6:27; 7:4; 12:42; 15:39, 44,45).

Características especiais: O Evangelho de Marcos não apresenta um caráter teológico, como os demais. É apenas uma crônica, narrando sobre os maravilhosos atos de Jesus. Dá à vida muita ação, dotada de poder, energia e graça inesgotável. Destaca as várias emoções dos personagens (3:34; 8:12; 10;14, 21,32; 16:5-6). O tempo e os lugares são cuidadosamente particularizados.

Suposições: De que a casa de que trata At 12:12 é a mesma casa onde, na vida do pai de Marcos, se celebrou a última ceia (Mc 14:4); que o jardim de Getsêmani lhe pertencia; que Marcos era o homem do cântaro a que se refere (Mc 14:13), sendo também o jovem daquele caso, unicamente retratado no Evangelho de Marcos(Mc 14:51-52).

Dos três Evangelhos (Marcos, Mateus e Lucas) considerados sinóticos, isto é, que seguem o mesmo plano geral para a narrativa da vida de Jesus, o de Marcos é o menos literário e o mais familiar, possuindo uma linguagem comum, simplesmente reproduz o que o autor sabia de Jesus, principalmente do seu ministério. ... A riqueza de detalhes propiciam a reconstrução mental das cenas que se descrevem. Marcos, sobretudo, sabia contar histórias ...

 

Autor: José Leopoldo da Veiga Jardim, extraído do livro “O livro dos Evangelhos” de Emídio S. Falcão Brasileiro, editora Lúmen.

  

Voltar à pergunta 14

 

Índice perguntas

 

ConsultasCaminho Nobre / Jesus Cristo / Psicologia Racional / Campanha

Hipnose / Análise dos Sonhos  / Terapia de Vidas Passadas

Terapia de Regressão / Blog Nascer Várias Vezes

 

 

 

 

Compartilhe |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Vida Natural
Receba gratuitamente no seu email